Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica da Face

Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é  uma especialidade médica com atuação clínica e cirúrgica . O otorrinolaringologista trata de sintomas e patologias relacionados ao ouvido, nariz , seios da face, garganta , laringe , cabeça e pescoço , além de diversas outras áreas de atuação como , por exemplo, a estética facial.

A otorrinolaringologia é  uma especialidade médica com atuação clínica e cirúrgica, que trata de sintomas e patologias relacionados ao ouvido, nariz, seios da face, garganta, laringe, cabeça e pescoço, além de diversas outras áreas de atuação como , por exemplo, a cirurgia plástica e estética facial.

Os procedimentos de cirurgia plástica facial estão inseridos no contexto da otorrinolaringologia, uma vez que a mais significativa participação no surgimento da Cirurgia Plástica é devida ao Dr. Gillies, um médico otorrinolaringologista neozelandês, que escreveu, em 1920, a obra “Cirurgia Plástica da Face” que o consagrou como o “pai da moderna Cirurgia Plástica”.

Mas, foi nos Estados Unidos que Cirurgia Plástica e Reconstrutora da Face surgiu como área de atuação médica (especialização) e passou a ter identidade própria e, em 1964, surgiu a American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery.

Um caminho similar aconteceu no Brasil, inicialmente, os cirurgiões realizavam procedimentos designados de “plástica”, sendo que os procedimentos eram voltados ao segmento craniofacial, por isso mesmo, os médicos que atuavam neste segmento eram conhecidos como “médicos de cabeça” (oftalmo-otorrinolaringologistas). Um dos médicos, podemos citar o Dr. Reinaldo Coser, otorrinolaringologista gaúcho, que realizava as cirurgias plásticas e reconstrutoras da face desde os anos 50 e que pode ser  reconhecido como um dos primeiros brasileiros a atuar com notável desenvoltura nesta área, senão o pioneiro.

O Dr. Roberto Neves Pinto teve destaque através de seus cursos de rinosseptoplastia, a partir dos anos 70, reintroduzindo no meio dos otorrinolaringologistas a cirurgia nasal funcional e estética.

Foi no âmbito da Sociedade Brasileira de Rinologia, aos poucos, os temas de cirurgia plástica facial começaram a ser abordados.

Atuamos nas seguintes áreas: