Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica da Face

Cirurgias dos Ouvidos

Timpanoplastias

São procedimentos cirúrgicos indicados para os pacientes que sofrem de otite média crônica com perfuração da membrana timpânica, episódios de supurações intermitentes ou persistente, e perda auditiva. A cirurgia tem como objetivo principal controlar a infecção  através da reconstrução da membrana timpânica com enxertos (fáscia temporal, pericôndrio etc) e secundariamente melhorar a audição dos pacientes.
Pode ser anestesia geral ou local com sedação, é feita uma incisão no canal auditivo para se ter acesso ao ouvido médio. Com o auxílio de um microscópio ou endoscópio.

Estapedotomia

Cirurgia para otosclerose, na qual se corrige a perda auditiva provocada pela rigidez da cadeia ossicular com uma prótese. Realizada por dentro do canal do ouvido. Pode ser realizada por anestesia local ou geral. Pode surgir em qualquer idade e sexo, embora seja mais frequente em mulheres por volta dos 30 anos. A perda da audição é lenta e gradual, geralmente em ambos os ouvidos, e o surgimento de zumbidos, algumas vezes acompanhado de vertigens, manifesta-se em conjunto com a perda auditiva. Após a cirurgia as chances de melhora auditiva significativa são muito boas e as complicações raras.

Timpanotomia

É a cirurgia indicada para colocar tubo de ventilação permitindo uma melhora na audição. Geralmente essa cirurgia acontece em crianças que apresentam frequentemente casos de otites médias e também em crianças com Otite média secretora. O acúmulo de líquido no ouvido médio das crianças é um problema comum e frequentemente resulta de uma disfunção na tuba auditiva.

Em algumas crianças, o uso repetido de antibióticos e de descongestionantes não remove permanentemente o líquido do ouvido médio. O tubo permanecerá na membrana timpânica por um período variável de tempo (média de 6 meses). A adenoidectomia (remoção do tecido adenoidiano) poderá ser necessária no mesmo ato cirúrgico, permitindo uma função normal da tuba auditiva.

Outras Cirurgias dos Ouvidos:

  • Implante coclear
  • Mastoidectomia
  • Ressecção de Schwanoma do nervo acústico.
  • Exerese de cisto pré-auricular
  • Cauterizações