Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica da Face

Cirurgias da Faringe

Adenoamigdalectomia

Cirurgia das tonsilas palatinas (amígdalas) e/ou vegetações adenoides, normalmente, são indicadas em casos de obstrução das vias aéreas superiores devido ao aumento acentuado dessas estruturas, causando ronco noturno constante, Respiração pela boca,  apnéia(paradas respiratórias durante o sono), além de dificuldade de se alimentar e/ou ganhar peso.  Alguns casos selecionados podem ter indicação cirúrgica, por exemplo, as de origem por infecção bacteriana de repetição, abscesso periamigdaliano, suspeita de tumor e halitose causada por caseum amigdaliano.

Uvulopalatofaringoplastia (Cirurgia do Ronco)
Corpo Clínico

Procedimento cirúrgico aconselhado aos adultos com problemas de ronco primário e apneia leve. Quando indicado adequadamente, auxilia no tratamento do ronco e da apneia do sono. A cirurgia consiste basicamente na remoção das amígdalas e de um fragmento do palato mole, além de alguns pontos que abrem o espaço da faringe para prevenir a junção das estruturas que geram o ronco.

Frenotomia Lingual

Procedimento simples e rápido, realizado no próprio consultório ou no centro cirúrgico após essa idade, sob sedação. O freio lingual une a parte interna da mandíbula com a face inferior da língua. Quando freio lingual é muito curto modifica a mecânica funcional da língua e de outras estruturas bucais, limitando seus movimentos e atrapalhando a fonética(língua presa).
Orientações: o paciente deverá realizar acompanhamento fonoaudiológico após a cirurgia para melhores resultados.