Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica da Face

Rinoplastia – Cirurgia do Nariz

A cirurgia plástica do nariz ou rinoplastia é um procedimento que visa melhorar a aparência do nariz, melhorando a proporção, harmonia facial e melhorando a autoestima. Além disso a cirurgia do nariz pode corrigir ou melhorar dificuldade respiratória.

O nosso rosto é a parte mais exposta de nosso corpo, o nariz tem fundamental importância na composição da face. Qualquer “defeito” presente no nariz pode causar desconforto e incomodo para o paciente, mesmo que não seja um defeito relevante, o fato do nariz chamar a atenção acaba afetando a autoestima do paciente, e a rinoplastia pode auxiliar significativamente a melhorar a harmonia e simetria do nariz.

A decisão de realizar a cirurgia cabe primeiramente ao paciente, que deverá considerar todos os prós e contras do procedimento, que envolve riscos como qualquer outro processo de intervenção cirúrgica. A cirurgia é indicada para pacientes que se sentem desconfortáveis com a aparência de seu nariz, seja por causa do tamanho, curvatura, formato etc.

O cirurgião irá considerar e explicar  o que pode ser feito, alinhar a expectativa com a realidade e estudar o caso do paciente, para decidir qual a melhor técnica cirúrgica usar.