Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica da Face

O que é?

É uma clínica especializada em Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica Facial e Rejuvenescimento Facial (Estética).

A otorrinolaringologia é uma especialidade médica com atuação clínica e cirúrgica, que trata de sintomas e patologias relacionados ao ouvido, nariz, seios da face, garganta, laringe, cabeça e pescoço, além de diversas outras áreas de atuação como, por exemplo, a cirurgia plástica e estética facial.

Os procedimentos de cirurgia plástica facial estão inseridos no contexto da otorrinolaringologia, uma vez que a mais significativa participação no surgimento da Cirurgia Plástica é devida ao Dr. Gillies, um médico otorrinolaringologista neozelandês, que escreveu, em 1920, a obra “Cirurgia Plástica da Face” que o consagrou como o “pai da moderna Cirurgia Plástica”.

Mas, foi nos Estados Unidos que Cirurgia Plástica e Reconstrutora da Face surgiu como área de atuação médica (especialização) e passou a ter identidade própria e, em 1964, surgiu a American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery.

Um caminho similar aconteceu no Brasil, inicialmente, os cirurgiões realizavam procedimentos designados de “plástica”, sendo que os procedimentos eram voltados ao segmento craniofacial, por isso mesmo, os médicos que atuavam neste segmento eram conhecidos como “médicos de cabeça” (oftalmo-otorrinolaringologistas). Um dos médicos, podemos citar o Dr. Reinaldo Coser, otorrinolaringologista gaúcho, que realizava as cirurgias plásticas e reconstrutoras da face desde os anos 50 e que pode ser  reconhecido como um dos primeiros brasileiros a atuar com notável desenvoltura nesta área, senão o pioneiro.

O Dr. Roberto Neves Pinto teve destaque através de seus cursos de rinosseptoplastia (cirurgia para correção do desvio do septo nasal), a partir dos anos 70, reintroduzindo no meio dos otorrinolaringologistas a cirurgia nasal funcional e estética.

Foi no âmbito da Sociedade Brasileira de Rinologia, aos poucos, que os temas de cirurgia plástica facial começaram a ser abordados, especialmente, no tange aos tratamentos dos problemas das vias aéreas superiores, como a obstrução e sangramentos nasais, as rinites e as rinossinusites, o ronco, a apneia do sono, o aumento exagerado da adenoide e as infecções recorrentes das amígdalas e também tumores que acometem a região do nariz, dentre outros.

De modo que, hoje dispomos dos mais modernos, avançados e padronizados tratamentos para atender de forma personalizada para todos pacientes que necessitam de cuidados especializados na área de otorrinolaringologia, cirurgia plástica reconstrutora e estética da face, além de procedimento estéticos e de rejuvenescimento facial.

O nosso principal objetivo é o aprimoramento científico, o investimento em aparelhos,  recursos tecnológicos de ponta e o aprimoramento dos recursos humanos de forma constante, visando a excelência no atendimento das necessidades nossos pacientes.

Atendemos crianças, adultos e Idosos.

Particular e convênios.

Neste site você encontrará informações sobre tratamentos, exames e cirurgias que realizamos. É um site informativo e não tem como objetivo realizar consultas ou indicar atendimento médico, seguindo o Código de Ética Médica.